Questões frequentes

  1. Quais são os objetivos do projeto?
  • Proporcionar o acesso à formação em programação Scratch a crianças provenientes de comunidades mais carenciadas do país;
  • Combater as disparidades de género que se verificam na área da tecnologia.
  • Trabalhar competências pessoais e sociais, através da aquisição de competências digitais e do trabalho em equipa;
  • Estimular a criatividade;
  • Promover o sucesso educativo, reduzindo índices de abandono escolar;
  • Formar professores e dotá-los de novas ferramentas tecnológicas e incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares;
  • Criar condições de sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação com Scratch na comunidade escolar.
  • Valorizar as escolas que priorizam projetos inovadores;

 

  1. Que escolas podem concorrer?
  • Podem concorrer Escolas ou Agrupamentos de Escolas públicos de Portugal continental e ilhas, que lecionem 5.º ou 6.º ano de escolaridade

 

  1. Que condições deve ter a Escola ou Agrupamento para concorrer?
  • Deve ter uma sala, equipada com pelo menos um computador para cada dois alunos e com ligação à Internet, com disponibilidade para realizar as atividades Gen10s;
  • Existir, em cada turma aderente ao projeto, 2 ou 3 professores, de qualquer área disciplinar, que pretendam receber a formação Gen10s e implementar as atividades nas suas aulas;
  • Deve, durante ou após a fase de formação de alunos e professores, ter disponibilidade para criação de um Clube Gen10s na Escola, garantindo um espaço físico e o acompanhamento de um professor, durante o mínimo de uma hora por semana.

 

  1. Quantas turmas de cada escola podem aderir ao projeto?
  • No mínimo uma e no máximo todas as turmas de 5.º ou 6 ano da escola. Essa decisão será tomada pelas escolas selecionadas e pelos promotores da iniciativa de acordo com a capacidade de resposta

 

  1. Quem é a entidade responsável pelas formação e materiais do projeto?
  • A formação dos professores e conceção de materiais será assegurada pelo Instituto Politécnico de Setúbal, através do projeto EduScratch.

 

  1. Qual a metodologia associada ao projeto?
  • O projeto será implementado em ambiente letivo, em cada turma, nas aulas dos professores que adiram à iniciativa. Terá a duração mínima de 15 horas, sendo 9 destas horas acompanhadas por dois “Professores Scratch” e as restantes 6 em autonomia pelos professores da turma. No final, os diferentes grupos de alunos deverão apresentar à turma um projeto original.

 

  1. Quem são os “Professores Scratch”
  • Os professores Scratch são professores com formação em Scratch que, em equipas de dois, dinamizarão, com os professores da turma, 9 horas de formação em cada turma aderente ao projeto.

 

  1. Os professores da turma precisam de saber Scratch para aderir?
  • Não. Será dada uma formação inicial de 4 horas e acompanhamento ao longo do projeto pelos Professores Scratch. Com este acompanhamento os professores estarão preparados para apoiar a implementação das atividades e avançar com os projetos nas horas de autonomia previstas.

 

  1. Quantos professores, por turma, devem aderir ao projeto?
  • Deverão aderir ao projeto, no mínimo 1 e no máximo 3 professores de cada turma envolvida.

 

  1. De que áreas disciplinares podem ser os professores?
  • Os professores podem ser de qualquer área disciplinar. Foram preparados materiais que permitem que a utilização Scratch se adapte aos conteúdos das várias áreas disciplinares dos 5.ºs e 6.ºs anos.

 

  1. O que é um clube Gen10s?
  • As escolas aderentes comprometem-se a após (ou durante) a intervenção nas turmas a criar um clube de programação onde os alunos que frequentaram as aulas de Scratch (e outros) possam continuar a desenvolver atividades de programação e de desenvolvimento do pensamento computacional. O clube deverá funcionar, no mínimo, uma hora por semana, tendo o acompanhamento de, pelo menos, um professor da escola.

 

  1. Quem avalia o projeto Gen10s
  • O projeto Gen10s será avaliado por uma equipa de investigadores ligados a uma instituição universitária independente com experiência nesta área.