- Quais são os objetivos do projeto?
- Proporcionar o acesso à formação em programação Scratch a crianças provenientes de comunidades mais carenciadas do país;
- Combater as disparidades de género que se verificam na área da tecnologia.
- Trabalhar competências pessoais e sociais, através da aquisição de competências digitais e do trabalho em equipa;
- Estimular a criatividade;
- Promover o sucesso educativo, reduzindo índices de abandono escolar;
- Formar professores e dotá-los de novas ferramentas tecnológicas e incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares;
- Criar condições de sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação com Scratch na comunidade escolar.
- Valorizar as escolas que priorizam projetos inovadores;
- Que escolas podem concorrer?
- Podem concorrer Escolas ou Agrupamentos de Escolas públicos de Portugal continental e ilhas, que lecionem 5.º ou 6.º ano de escolaridade
- Que condições deve ter a Escola ou Agrupamento para concorrer?
- Deve ter uma sala, equipada com pelo menos um computador para cada dois alunos e com ligação à Internet, com disponibilidade para realizar as atividades Gen10s;
- Existir, em cada turma aderente ao projeto, 2 ou 3 professores, de qualquer área disciplinar, que pretendam receber a formação Gen10s e implementar as atividades nas suas aulas;
- Deve, durante ou após a fase de formação de alunos e professores, ter disponibilidade para criação de um Clube Gen10s na Escola, garantindo um espaço físico e o acompanhamento de um professor, durante o mínimo de uma hora por semana.
- Quantas turmas de cada escola podem aderir ao projeto?
- No mínimo uma e no máximo todas as turmas de 5.º ou 6 ano da escola. Essa decisão será tomada pelas escolas selecionadas e pelos promotores da iniciativa de acordo com a capacidade de resposta
- Quem é a entidade responsável pelas formação e materiais do projeto?
- A formação dos professores e conceção de materiais será assegurada pelo Instituto Politécnico de Setúbal, através do projeto EduScratch.
- Qual a metodologia associada ao projeto?
- O projeto será implementado em ambiente letivo, em cada turma, nas aulas dos professores que adiram à iniciativa. Terá a duração mínima de 15 horas, sendo 9 destas horas acompanhadas por dois “Professores Scratch” e as restantes 6 em autonomia pelos professores da turma. No final, os diferentes grupos de alunos deverão apresentar à turma um projeto original.
- Quem são os “Professores Scratch”
- Os professores Scratch são professores com formação em Scratch que, em equipas de dois, dinamizarão, com os professores da turma, 9 horas de formação em cada turma aderente ao projeto.
- Os professores da turma precisam de saber Scratch para aderir?
- Não. Será dada uma formação inicial de 4 horas e acompanhamento ao longo do projeto pelos Professores Scratch. Com este acompanhamento os professores estarão preparados para apoiar a implementação das atividades e avançar com os projetos nas horas de autonomia previstas.
- Quantos professores, por turma, devem aderir ao projeto?
- Deverão aderir ao projeto, no mínimo 1 e no máximo 3 professores de cada turma envolvida.
- De que áreas disciplinares podem ser os professores?
- Os professores podem ser de qualquer área disciplinar. Foram preparados materiais que permitem que a utilização Scratch se adapte aos conteúdos das várias áreas disciplinares dos 5.ºs e 6.ºs anos.
- O que é um clube Gen10s?
- As escolas aderentes comprometem-se a após (ou durante) a intervenção nas turmas a criar um clube de programação onde os alunos que frequentaram as aulas de Scratch (e outros) possam continuar a desenvolver atividades de programação e de desenvolvimento do pensamento computacional. O clube deverá funcionar, no mínimo, uma hora por semana, tendo o acompanhamento de, pelo menos, um professor da escola.
- Quem avalia o projeto Gen10s
- O projeto Gen10s será avaliado por uma equipa de investigadores ligados a uma instituição universitária independente com experiência nesta área.